segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Exemplos de Textos Realistas

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Dedicando a obra “ao verme que primeiro roeu as frias carnes” de seu cadáver, Brás Cubas apresenta-se como um “defunto autor”. Nos primeiros capítulos do livro, ele conta sua morte, aos 64 anos; depois, volta ao passado, narrando sua infância, juventude e vida adulta.
De família rica, Brás Cubas foi um menino mimado e jovem esbanjador, conforme seu namoro com Marcela, prostituta de luxo com a qual dissipa grande parte de sua fortuna. Cubas não consegue concretizar os planos matrimoniais e políticos que o pai havia traçado para ele. Perde o cargo político que almejava e também a noiva, Virgília, que mais tarde se tornará sua amante. Assim, a vida de Brás Cubas transforma-se numa sucessão de fiascos, nem sempre narrados de modo imparcial, porém frequentemente com o desencanto e o cinismo que caracterizam o personagem.
No final, sua companhia mais constante é Quincas Borba, antigo colega de classe, com quem entretém longas conversas sobre a teoria filosófica criada por Borba e chamada de Humanitismoideia fixa que terminaria por levar Quincas à loucura e à morte.


A Laranjeira (Júlia Lopes de Almeida)

Perfumada laranjeira,
Linda assim dessa maneira,
Sorrindo à luz do arrebol,
Toda em flores, branca toda
- Parece a noiva do Sol
Preparada para a boda.

E esposa do Sol, que a adora,
Com que cuidados divinos
Curva ela os ramos, agora!
E entre as folhas abrigados,
Seus filhos, frutos dourados,
Parecem sois pequeninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário